A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos).
Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:
O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda.
As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem
os movimentos de flexão e extensão.
O Plano Coronal ou Frontal, divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo ântero-posterior (AP) e incluem a abdução e a adução.
O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial – lateral e pronação – supinação.
Os termos que descrevem os movimento podem ser usados para várias articulações em todo o corpo, sendo que alguns termos são específicos para certas regiões, mas sempre respeitando a posição anatômica.
Flexão: o segmento corporal se move no plano antero-posterior com a face anterior ou posterior se aproximando do segmento adjacente. É um movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro,ou seja,curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo.
Extensão: movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal edistal) afastam-se um do outro. o contrário da flexão de uma posição fletida volta para a anatômica
Hiperextensão: é a continuação da extensão, além da posição anatômica.
ABDUÇÃO :É um movimento do segmento corporal afastando-se da linha mediana, Independentemente de qual o segmento que se move. Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha central (média) do corpo.
ADUÇÃO :É uma posição ou movimento aproximando-se da linha mediana. Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica, podendo até Ultrapassa-la – Adução além da linha média.
CIRCUNDAÇÃO: A combinação de todos esses movimentos,em que a parte da extremidade faz um grande círculo no ar, enquanto as partes próximas à extremidade proximal fazem um círculo pequeno. movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.
Rotação Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.
Rotação Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano.
Retrusão: movimento de retração (para trás) como ocorre na retrusão da mandíbula e no ombro.
Protrusão: movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protrusão da mandíbula e no ombro.
Oclusão: movimento em que ocorre o contato da arcada dentário superior com a arcada dentária inferior.
Abertura: movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido súpero-inferior.
Rotação Inferior da Escápula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ângulo inferior da escápula move-se medialmente e a cavidade glenóide move-se caudalmente.
* Rotação Superior da Escápula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ângulo inferior da escápula move-se lateralmente e a cavidade glenóide move-se cranialmente.
* Elevação: elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros.
* Abaixamento: abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros.
* Retroversão: posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é posterior ao plano vertical através da sínfise púbica.
* Anteroversão: posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é anterior ao plano vertical através da sínfise púbica.
* Pronação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente. e no ombro.
Supinação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente. e no ombro.
* Inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido.
Eversão: movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido.
Dorsi-flexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo.
Planti-flexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos
Termos de Relação:
* Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo.
*Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro)
*Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.
*Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo.
Medial: na direção do plano sagital mediano.
* Lateral: mais afastado do plano sagital mediano.
* Mediano: exatamente sobre o eixo sagital mediano.
* Intermédio: entre medial e lateral. ,
* Médio: estrutura ou órgão interposto entre um superior e um inferior ou entre anterior e posterior
Termos de Comparação:
* Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco.
* Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco, ou do ponto de inserção.
* Superficial: significa mais perto da superfície do corpo.
* Profundo: significa mais afastado da superfície do corpo.
* Homolateral / Ipsilateral: do mesmo lado do corpo ou de outra estrutura.
* Contralateral: do lado oposto do corpo ou de outra estrutura.
Vídeos:
Movimentos do corpo humano
Gostei, os termos explicitados são de fundamental importância para o estudo da Anatomia e suas derivações.
ResponderExcluir